Impacto na Educação




              A educação não pode evitar o computador e filtrar sites como Orkut e YouTube. Educar é preparar para usar bem, com critério, ética e responsabilidade. Ferramentas como o twitter alteraram a concepção de audiência, já que os comentários podem tanto ser voltados aos contatos do autor quanto a todos os interessados em determinado tema. Esse é um caminho fantástico para a troca de informações em larga escala. Tudo indica que, no futuro, redes sociais e educação se encontrarão frequentemente.
             A ampla disseminação entre as novas gerações do uso das novas tecnologias e, mais especificamente, das redes sociais na internet pode ser de grande valia para educação. O trabalho em rede pressupõe colaboração, cooperação, valores que só enriquecem o processo de aprendizado.
           A interação proporcionada pelas redes permite encontros, trocas, compartilhamento.A educação não é um processo solitário; é um processo coletivo. A gente aprende com outras pessoas, olhando o que elas estão fazendo; aprende com as impressões dos outros.
           Além disso, o uso das redes com fins educativos permite que o processo de aprendizado extrapole os muros da escola, vencendo limitações impostas pela sala de aula. O tempo de encontros nas escolas é muito reduzido e não oferece oportunidades para que todos os alunos de uma turma possam expressar suas dúvidas ou opiniões.
            É claro que se deve reconhecer a importância do acompanhamento dos pais, no caso de crianças de menor, sobre o conteúdo que o filho está vindo a acessar, para evitar qualquer problema posterior e garantir a segurança.