Impactos das redes sociais sobre um usuário comum

            


            Só em maio de 2008 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites relacionados a comunidades. Se forem acrescidos a este número os fotologs, videologs e os mensageiros instantâneos, o valor salta para 20,6 milhões de brasileiros por mês acessando as chamadas “redes sociais”. Esse número representa cerca de 90% do total de usuários que acessam a internet mensalmente.
            No caso das salas de bate-papo, por exemplo você é sua única ameaça, pois como os serviços de chat não têm como bloquear o envio de links, o que acabaria por prejudicar os demais usuários, é preciso tomar cuidado com onde você clica.
            Outra ferramenta importante contra qualquer ameaça advinda do acesso a sites em geral, é manter seu navegador sempre atualizado. Estas atualizações que levam o software da versão 3.0.1 para a 3.0.2, por exemplo, podem parecer inúteis, mas não são. Nelas são corrigidos erros e bugs que deixariam brechas para a ação de códigos nocivos. A última versão do seu navegador é sempre a mais segura a ser utilizada.
            Os modelos de rede social são tão distintos quanto suas ferramentas. Não existe uma ferramenta única que possibilite a monitoração de todos os tipos de rede.
             Esses dados mostram a importância de se previnir quanto à divulgação de dados, conversas, exposição de fotos e vídeos na rede, podendo ter sérias consequências tanto no lado de quem as publicou, como de quem foi exposto, porque uma vez na rede esses arquivos poderão ser copiados por outros usários e nunca mais serão apagados.