Redes Sociais

           





           Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas (ou organizações, territórios, etc.) - designadas como nós – que estão conectadas por um ou vários tipos de relações (de amizade, familiares, comerciais, sexuais, etc.), ou que partilham crenças, conhecimento ou prestígio.
           A ideia de rede social começou a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional. Em 1954, J. A. Barnes começou a usar o termo sistematicamente para mostrar os padrões dos laços, incorporando os conceitos tradicionalmente usados quer pela sociedade quer pelos cientistas sociais: grupos bem definidos (ex.: tribos, famílias) e categorias sociais (ex.: gênero, grupo étnico).
           As redes sociais são formas de compartilhamento de informações, gostos e ideias entre usuários com os mesmos gostos e estilos. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes.







Twitter

              Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
             As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
            A  estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.





 



Orkut



             O Orkut é uma rede social com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. Seu nome é originado no projetista chefe, orkut buyukkokten, engenheiro turco do google.
             O alvo inicial do orkut era os estados unidos, mas a maioria dos usuários são do brasil e da india. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. Na Índia é o segundo mais visitado.
            Os principais concorrentes do Orkut são o Facebook, o Twitter e o MySpace.



Privacidade
           O ato de bisbilhotar a vida de estranhos, caracterizada no Orkut como acompanhar fotos e recados de desconhecidos é típico da contemporaneidade, onde identifica-se um culto às personalidades, sejam elas famosas ou anônimas.



Emirados Árabes Unidos
          Em agosto de 2006 os Emirados Árabes Unidos seguiram o exemplo do Irã e bloquearam o site. Esse bloqueio foi depois removido em outubro do mesmo ano. No dia 3 de julho de 2007, Gulf News revisou o assunto, publicando críticas contra comunidades do orkut como "Dubai Sex", e oficialmente trazendo as críticas para a atenção da mídia. e 4 de julho de 2007 o site foi novamente banido, que continua em vigor, apesar da promessa do Google, a proibição de negociar com os Emirados Árabes Unidos (EAU).



Outros países
        A Arábia Saudita é outro país que bloqueou o Orkut. O atual primeiro-ministro de Bahrein está sob forte pressão para fazer o mesmo.







Msn



             A Rede Microsoft de Serviços (Microsoft Service Network) ou simplesmente MSN é um portal e uma rede de serviços oferecidos pela Microsoft em suas estratégias envolvendo tecnologias de Internet.
            O MSN é um programa que promove bate-papos com os contatos do usuário (seus amigos, parentes ...) caso os mesmos estejam on-line.



 

Facebook
     
            O Facebook é um site de relacionamentos fundado em 2004 por Mark Zuckerberger. Inicialmente focado em estudantes, em Setembro/2006 o Facebook liberou o cadastro para qualquer internauta e desde então o crescimento tem sido explosivo. O número de usuário já atingiu 400 milhões em todo mundo, enquanto o Gmail conta com algo em torno de 37 milhões e o Twitter com 18 milhões de usuários.
            Ele pode ser considerado um Orkut muito mais organizado e com o controle de privacidade muito melhor.
            O Facebook conta com recursos como Fotos, Vídeos, Mensagens, Bate-Papo, Eventos, Jogos e Aplicativos. Porém, o que tem atraído a atenção das empresas são os anúncios que ficam localizados na direita. Assim como o adwords começou de forma discreta, o mesmo está ocorrendo com os anúncios do Facebook.











Salas de Bate-Papo



          Um dos primeiros métodos de comunicação instantânea da web a fazer sucesso, as salas de bate-papo ainda são usadas por milhões de usuários ao redor do mundo. Prova disso é o fato de ainda existirem inúmeros sites que oferecem este tipo de serviço.
         Divididas basicamente por temas e interesses, regiões ou idade dos usuários, estas salas normalmente possuem a credibilidade do fornecedor de tal serviço, logo, se você está acessando um site confiável e ele disponibiliza um chat, dificilmente terá problemas “automáticos”.