Impacto no Trabalho

          Você pode utilizar as redes sociais para divulgar seus trabalhos, seu conhecimento, suas ideias, enfim o que você quiser. Não existem barreiras entre você a rede. 
          Assim como uma ótima forma de divulgação as redes sociais podem lhe levar do céu ao inferno, exponha-se, porém não seja o “palhaço” da turma. Saiba que empresas também acessam e cada vez mais utilizam as redes de sociabilização para contratar novos funcionários, seja você alguém a procura de um emprego e publica fotos da festa em que você literalmente “tomou todas” ou participar de comunidades como: “eu odeio trabalho”, “odeio meu chefe”, podem acabar sujando seu currículo.
         Muitas empresas tem receio de utilizar redes sociais dentro das empresas alegando que haverá queda na produtividade de seus funcionários. Isso prova, como sempre, que as pessoas preocupam-se mais em identificar os problemas do que em enxergar as oportunidades presentes em certas decisões. Esse tipo de pensamento focado apenas no problema faz com que as empresas substimem a capacidade criativa, de mobilização e criatividade coletiva das pessoas dentro das empresas.
          A realidade das empresas mudou. A competição é muito maior do que no século passado e isso faz com que a inovação seja a principal competência a ser desenvolvida pelas empresas. Inovação que deve vir de todos os lugares da empresa. A empresa deve buscar conhecimento onde quer que ele esteja, seja dentro ou fora da empresa.
         Diante desse cenário, as empresas devem basear suas ações no desenvolvimento do seu capital intelectual a fim de criar uma cultura de inovação em que todos sintam que são livres para expor suas idéias. Para isso, é preciso dar voz as conversas existentes dentro das organizações. Nesse sentido, as redes sociais são ótimas ferramentas para criar esse ambiente de conversas dentro das empresas, pois ela aproxima as pessoas e facilita a conexão entre pessoas com interesses comuns e que poderiam compartilhar ideias.
         Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras.